domingo, 14 de junho de 2009

Um Porto que não dorme


Economistas da Alemanha estimam que em 3 anos o Porto de Hamburgo ultrapassará o Porto de Roterdã, na Holanda, o maior concorrente em termos de volume movimentado. Para isso, discute-se, no momento, os planos para o aumento da profundidade no rio Elba, a construção de novas estradas e ferrovias, além das já existentes para assegurar o acesso e o escoamento das cargas ao porto. Visitamos o porto de Hamburgo, onde realizamos um passeio de barco a convite da Autoridade Portuária, onde foi fácil perceber que o complexo não pára um minuto. Dezenas de terminais públicos e privados movimentam milhares de contêineres, o que deu ao porto a liderança na Europa no transbordo deste tipo de carga.

Preservada durante a guerra


Durante a II Guerra Mundial essa cidade não foi atacada. Por isso ainda tem as construções, mais antigas do centro, bem conservadas. Há teorias conspiratórias que os ingleses que estavam no norte da Alemanha durante a guerra, vieram para a cidade. Nao se sabe se foram porque sabiam que na cidade não seria atacada,ou se não foi atacada porque eles estavam em Lüneburg.o.Tudo não passa de teoria.

Lüneburg e os castelos medievais


Visitamos no domingo (15). Embarcamos em um trem em Hamburgo, na Estação Central. Uma viagem de cerca de 25 minutos até Lüneburg. Trata-se de uma cidade que tem mais de 1000 anos. Durante a Idade Média, ela era riquíssima, pois tinha minas de sal (o que na idade media tinha muito valor). Por isso ela construiu um centro medieval todo feito de tijolos vermelhos – um privilégio para cidades medievais – que esta bem conservado até hoje. É só andar pelo centro e logo se percebe que as ruas e construções parecem medievais (por outro lado, muitas dessas lojas vendem coisas modernas, como celulares por exemplo). O tamanho, e a arquitetura da cidade lembram muito as cidades da serra gaúcha.É a segunda maior cidade da Baixa Saxônia, depois de Hannover. Hamburgo tem quase 2 milhões de habitantes.

O Portão para o Mundo


Localizada à beira do Rio Elba, a cidade tem milhões de habitantes na área metropolitana. Hamburgo é uma cidade-estado, fica bem no norte da Alemanha, próximo da Dinamarca. É uma cidade com muito verde e é considerada uma das mais bonitas da Alemanha, recebendo 120 milhões de turistas anualmente.Entre 1850 e 1934, mais de cinco milhões de emigrantes saíram da Europa para o Novo Mundo pelo porto de Hamburgo. Eram emigrantes dirigindo-se às Américas do Norte e do Sul, incluindo o Brasil.

Hamburgo: Um grande centro comercial


Hamburgo é uma das regiões industriais mais importantes da Alemanha. Cerca de 36 mil empresas de comércio, com 125 mil empregados, fazem da cidade a capital do comércio exterior na Alemanha. Diariamente chegam ao porto em torno de 200 trens de carga e as previsões futuras são de 450 trens por dia. A companhia ferrovia portuária administra 330 km de trilhos, incluindo 5 estações,e 73 pontes. O Porto de Hamburgo é responsável por 40% da arrecadação fiscal do Estado de Hamburgo. No porto são realizados 65 movimentos por hora, enquanto no de Santos, o maior da América Latina, são 40 movimentos por hora.

Recessão II


Nenhum motivo foi fornecido pelo colapso da Wadan Yards, mas a companhia, que constrói principalmente navios mercantis especializados na exploração de petróleo e comércio em condições de tempo extremas, está muito exposto à exploração de petróleo e à economia russa. Os dois mercados vêm sofrendo muito com a recessão mundial.

A Wadan Yards anunciou em fevereiro o recebimento de um empréstimo de ? 180 milhões (US$ 250 milhões) para a construção de navios sob o programa do governo federal alemão de apoio às empresas durante a crise econômica.

Ela havia recebido anteriormente ? 60 milhões do governo regional de Mecklenburg-Western Pomerania, onde os estaleiros estão localizados. O grupo adota uma postura incomum entre os estaleiros europeus sobreviventes, por se concentrar em navios de transporte de contêineres e outros navios de carga. A maioria dos estaleiros europeus constrói principalmente navios de passageiros e grandes balsas, que são bem menos sensíveis aos preços que os navios de carga, uma vez que os compradores tendem a se basear mais na qualidade que no preço.

A Wadan Yards foi formada em julho de 2008, quando a STX Europe vendeu 70% da empresa para os investidores russos, numa estratégia de redução de suas operações para se concentrar nas operações principais de construção de navios de passageiros e balsas na Finlândia, Noruega e França. Antes disso, ainda neste ano, a STX Europe havia sido comprada pela STX da Coreia do Sul, um dos maiores grupos de construção naval do mundo.

Recessão atinge indústria naval da Alemanha



Notícia publicada no Finacial Times,de Londres, deixou preocupado os economistas e o mercado como um todo na Alemanha: a recessaão que atingiu também a Europa, levou estaleiros a pedirem concordata.Dois dos maiores estaleiros da Alemanha pediram concordata, apesar de terem recebido este ano empréstimos substanciais dentro do plano de estímulo econômico do governo alemão. A Wadan Yards MTW, que opera estaleiros em Wismar e Warnemünde na costa alemã no Mar Báltico, pediu proteção contra os credores na semana passada, segundo um comunicado emitido pela STX Europe, que controla 30% da empresa.

O colapso ocorre menos de um ano após o grupo Wadan Yards ter sido formado, quando a STX Europe vendeu a maior parte de suas ações nos estaleiros para a FLC West, um veículo de investimentos controlado pelos russos Andrey Burlakov e Evgeniy Zartitsky.

O colapso da companhia é parte da crise mundial por que passa a construção naval, na medida em que proprietários de navios dão calote em pagamentos de encomendas feitas durante o prolongado boom do setor, ou os pedidos vão sendo cumpridos.

A maior parte dos segmentos da marinha mercante vêm registrando um colapso nos lucros por causa da queda da demanda, que está sendo exacerbada pela oferta excessiva de navios. Os estaleiros que pediram concordata formam a maioria do grupo Wadan Yards, que também opera na Ucrânia.

Secretaria dos Portos presente no evento em Hamburgo


"Projetos Atuais e o Desenvolvimento da Construção e InfraEstrutura Portuária no Brasil", foi o tema abordado pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Portos (SEP).José Di Bella Filho.

Em sua apresentação, Di Bella discutiu o cenário atual do sistema portuário brasileiro, fazendo um retrospecto histórico sobre a Secretaria Especial dos Portos, as políticas nacionais e a legislação do setor.


Di Bella apresentou ainda os novos paradigmas para o setor portuário no Brasil, que incluem, entre outros, o avanço tecnológico, o novo modelo de governança portuária e o perfil profissional atual do setor. "Os portos brasileiros precisam fazer frente à forte evolução da frota de contêineres, temos que estar preparados para receber navios de 6000 TEUS, e o mercado sinaliza para navios ainda maiores. Devemos dragar os portos e adequar nossa superestrutura", explica, ao apontar para os desafios futuros dos portos no Brasil.

Navegar 2009 foi apresentado ao mercado europeu


Jayme Ramis também fez um breve relato da Revista Conexão Marítima que neste ano completa 10 anos.Também foi apresentado aos presentes a NAVEGAR 2009, que neste ano, ocorre de 11 a 13 de agosto em Porto Alegre/RS, e tem como foco Os Rumos da Navegação no Brasil. "Importante para o porto do Rio Grande e seus novos parceiros comerciais da área naval e offshore esse intercâmbio com a Alemanha, onde estão instalados 12 dos maiores estaleiros da Europa", comentou Jayme Ramis.