domingo, 21 de junho de 2009

A Alemanha e o lucro gerado pelo vento

Líder mundial em energia eólica (gerada pelo vento), a Alemanha tem mais de 19 mil turbinas em operaçao, grande parte na cidade de Hamburgo. Pela força dos ventos, o Brasil tem potencial de 143 mil megawatts, mas a potência instalada é de 237 megawatts. Em uma previsão otimista, se todos os projetos de energia eólica saírem do papel, o Brasil terá 1,3 mil megawatts até o final deste ano.

Na Alemanha a produção de energia eólica é responsável por cinco por cento de toda a energia produzida no país, mais do que em qualquer outro lugar. Os preços elevados de energia estão aumentando o interesse mundial pelas energias renováveis na Europa.

Os produtores alemães de tecnologia eólica dominam hoje 50% do mercado mundial. Só no ano passado, as exportações alemãs nessa área subiram de 1,8 bilhão para 3 bilhões de euros, ampliando de 50% para 64% sua participação nas exportações como um todo.

Segundo estimativas da Associação Européia de Energia Eólica (EWEA), existem, no mundo, aproximadamente 150.000 empregados na indústria de energia eólica, dos quais 64.000 só na Alemanha.









Nenhum comentário:

Postar um comentário